"Há quem diga que todas as noites são de sonhos...O que importa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que sonhamos sempre...em todos os lugares, em todas as épocas do ano, em todas as cidades, dormindo ou acordado." (Shakespeare)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O ladrilho hidráulico, mais atual que nunca.

O ladrilho hidráulico reaparece como uma excelente opção em muitos projetos atuais. São peças artesanais, multicoloridas, que conferem vida e alegria aos ambientes.Ele teria surgido em Constantinopla, uma cidade luminosa, cuja arquitetura era admirada pelo resto do mundo. Aí teria surgido a versão primitiva do ladrilho hidráulico e com ele os artistas da época realizavam trabalhos estonteantes e grandiosidade de mosaicos.
Com o intercâmbio entre oriente e ocidente a fama do ladrilho se difundiu e encantou, principalmente os brasileiros. É um revestimento muito versátil, podendo ser usado em painéis, como revestimento de paredes e pisos inteiros ou em detalhes, como barrados, por exemplo. As combinações de diferentes tamanhos, cores e estampas têm como resultado arranjos originais e despojado.
Com o passar do tempo os padrões se multiplicaram, mas a forma de fabricação dos ladrilhos continua sendo a mesma do produto original. Eles são produzidos totalmente à mão, começando com uma fôrma de ferro onde são colocados os moldes dos desenhos que serão realizados. Em seguida se adiciona uma massa de cimento e pó de mármore temperado com óxido de ferro(é ele quem vai dar cor à mistura). Os espaços restantes são recheados com cimento. Depois de pressionado com firmeza a fôrma é retirada e as peças descansam por 12 horas. Depois disso são mergulhadas na água(por isso o nome ladrilho hidráulico), o que evita a retração do material e depois secagem de 10 a 15 dias.
Quanto mais cores são utilizadas no desenho, mais caro ele fica.
Sendo bem cuidado, o ladrilho hidráulico pode resistir por um século sem perder sua aparência. A desvantagem é que, por ser poroso, o produto absorve água e sujeira com facilidade, daí a necessidade de impermeabilizar com resina acrílica, mas só depois que o piso estiver totalmente seco. Manutenção com cera acrílica, uma vez por mês, e cera comum, semanalmente. A resina deve ser reaplicada entre um e tres anos, dependendo da intensidade do trânsito no local.
O ladrilho hidráulico oferece a possibilidade de infinitos desenhos e composições. Apesar de ter percorrido um longo caminho, ele não perdeu a jovialidade. Ao contrário, está mais atual que nunca, muito utilizado pelos arquitetos e por todo aquele que deseje um toque a mais, um toque de cor que resistiu ao tempo e encanta pela sua beleza. Vale conferir.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Sylvia!

A Decori adorou o seu blog, principalmente o post sobre ladrilhos. Aqui na Decori, eles fazem um tremendo sucesso, venha conhecer de perto todas as nossas linhas de produto. Será um prazer...

Visite-nos:
http://decori.com.br/blog

DECORI