"Há quem diga que todas as noites são de sonhos...O que importa mesmo não são as noites em si, são os sonhos. Sonhos que sonhamos sempre...em todos os lugares, em todas as épocas do ano, em todas as cidades, dormindo ou acordado." (Shakespeare)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Experimentando a arte do mosaico- Mesinha reciclada.

Continuando em minhas andanças por caçambas e objetos deixados no lixo, noite dessas, voltando de uma reunião no colégio da filhota, me deparei com essa mesinha, jogada na calçada, à espera de alguém para adotá-la. Sim, porque para quem tem os olhos buscadores de novidades, os objetos parecem te dar aquela mirada de socorro.(Acho que estou muito melodramática hoje). Nem pensei como poderia transformar aquela mesinha, mas algo me dizia que devia levá-la. Sem olhar para os lados, nem para atrás(afinal alguém poderia ter a mesma ideia que eu), me apropriei do meu "tesouro" e peguei o caminho da roça...ops, de casa. É incrível como nesse caminho de poucos quarteirões até meu lar doce lar minha cabeça foi se enchendo de ideias de simples a mirabolantes, como um "gran finale" para minha obra prima(não falei que estou terrível hoje?)
Concordam comigo que ela tem um desenho diferente?

Como não gosto muito de lixar usei o removedor em pasta da Anjo. Nessa tinta ele não  teve efeito nenhum. mas usei em outros e a tinta saia bem mais fácil.


Depois de bem lavada para retirar todo o produto e seca, uma lixada básica(nunca dá prá  escapar desse item), assim a madeira fica lisinha.

Como achei que o tampo da mesa era meio pequeno colei sobre ele uma placa de MDF com 40cm de diâmetro.

Uma sujada de marrom nos cantos.


Uma mão de base branca e outra lixada, para gastar os cantinhos e dar efeito de pátina.

Mais um pouquinho.

E comecei com o trabalho de construir um mosaico com pastilhas de vidro.


Foi minha primeira experiência com mosaicos mas adorei. É como se brincasse de quebra-cabeça, juntando pecinhas coloridas, tal qual um caleidoscópio. Você começa e não tem vontade de parar enquanto não vê o desenho terminado.

Add caption


E não podia faltar a Mandala do fundo. Mandaleira como sou, apaixonada pelo círculo mágico que  leva a uma espécie de viagem.

Essa sou eu, aplicando o rejunte, super emocionada por ver o resultado final.



E depois com os dedos, prá fazer entrar em todos os espaços.

E começa a aparecer o desenho de baixo. Já estava com medo de que aquela gororoba(que chamam de rejunte) não quisesse sair de cima das minhas pastilhas.



Limpando.




Passando uma esponjinha.

Ahaaa!!


Limpando com um paninho úmido.



Minha mesinha terminada. Opss! A fotógrafa esqueceu do sol e saiu de sombra na foto.

Eis a mesa em questão, simplizinha, mas descobri que em sua simplicidade até giratória ela era.
Foi minha primeira experiência com mosaicos. Há muito tempo tinha vontade de experimentar. Tive uma tremenda inspiração no trabalho maravilhoso da amiga blogueira Veronica Kraemer. do Além da Rua Atelier. Para quem ainda não conhece o trabalho dela vale a pena conhecer.
Espero que tenham curtido o meu PAP.

7 comentários:

Veronica Kraemer disse...

Syl querida, ameiiiiiiiiiii a sua mesinha "nova" !!!
O mosaico ficou DIVINO, assim como a pintura!
Parabéns!
Também amo fazer mandalas , você sabe!
Obrigada por me citar no post com tanto carinho, emocionei!
Bjosssssssssss e uma semana abençoada pra ti
Vero

t disse...

ai ai ... já vi que vou ter que tentar mosaicos também viu ... risos ... adorei seu trabalho ... (também né? risos ... Vero como inspiração não podia ser melhor né não?) .. bjos

t disse...

ai ai ... a ''t'' ai de cima sou eu viu:
Thaiz Bessa ... risos risos

Graziela Franco disse...

Jura que foi a primeira experiência?! Então, você nasceu para isso!!!rs...
Ficou simplesmente lindaaaa!!
Parabéns!!!
Beijossss

Syspil disse...

Obrigada pelos comentários, amigas. Realmente é a primeira vez que faço mosaicos. Mas tive uma ótima professora virtual, a Vero. Depois posto outro trabalhinho que acabei de fazer. Agora não dá vontade de parar. Bjs

Syspil disse...

Obrigada pelos comentários, amigas. Realmente é a primeira vez que faço mosaicos. Mas tive uma ótima professora virtual, a Vero. Depois posto outro trabalhinho que acabei de fazer. Agora não dá vontade de parar. Bjs

Anita disse...

Ficou belíssima Syl. Se vc não disser que é a primeira arte em mosaico, ninguém acredita, ficou mto legal, bjs.